curvas

Notícias

28/02/2018

Experiência do Ocupe Passarinho é apresentada no ERÊ/NE



O Ocupe foi apresentado durante o seminário temático de Agriculturas urbanas, Direito à Cidade e Juventudes.

O Grupo Espaço Mulher, em parceira com a Casa da Mulher do Nordeste (CMN) apresentou nesta quarta-feira (27), durante o Encontro Regional de Agroecologia (ERÊ/NE), a experiência exitosa do Ocupe Passarinho, ação que acontece na comunidade da Zona Norte do Recife há três anos. O Ocupe foi um dos temas do seminário temático de Agriculturas urbanas, direito à cidade e Juventudes.

O Ocupe Passarinho busca chamar atenção para questões como o direito à cidade e agricultura urbana, além de temas que preocupam os/as moradores/as do bairro, como a poluição do rio da região, a falta de saneamento básico, a precariedade do transporte público, da iluminação e dos postos de saúde; além da falta de creches e do aumento da violência. A ação é considerada um ato-político que promove oficinas e intervenções na praça de Passarinho e conta com a participação de diversos coletivos, organizações comunitárias, grupos culturais e movimentos sociais.

“A gente reforça durante o Ocupe sobre a falta de políticas públicas na comunidade. Há dois anos estamos falando principalmente sobre a questão da educação, já que hoje existem mais de 200 crianças do bairro fora da escola porque a única que existe não tem capacidade de comportar a demanda comunidade. A prefeitura esse ano só abriu 18 vagas pra uma quantidade muito superior do que esse número. Nossas lutas são por educação, por creches, pela saúde, pelo meio ambiente e pelo fim da insegurança”, salienta Ediclea Santos, coordenadora do Grupo Espaço Mulher de Passarinho e que fez a apresentação do Ocupe no seminário.

As atividades do ERÊ/NE aconteceram no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE) e em salas da UFRPE. O ERÊ/NE foi um dos cinco eventos regionais preparatórios para a realização do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), que acontecerá em Belo Horizonte/MG, de 31 de maio a 03 de junho deste ano, reunindo mais de duas mil pessoas.
 

Bruna Suianne, Núcleo de Comunicação da CMN

voltar
curvas

Redes Sociais

FacebookTwitter

Participe