curvas

Notícias

02/10/2017

Fortalecimento da comunicação nas OSCs pauta encontro de comunicadoras (es) populares em São Paulo



Nos dias 25 a 29 de setembro, o Encontro de Comunicadoras(es) da Sociedade Civil pela Defesa de Direitos reuniu no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e de movimentos sociais de todas as regiões do Brasil para pautar, estabelecer e difundir a produção de conteúdos sobre direitos humanos no país. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de mostrar as experiências na área de comunicação de cada OSC e apresentar alternativas conjuntas de mobilização social através da formação de uma Rede de Comunicadoras e Comunicadores da Sociedade Civil.

Dentro da programação dos cinco dias do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma aula expositiva sobre funcionamento e linguagem da sociedade civil na internet; compartilhar conhecimentos sobre as experiências de comunicadoras e comunicadores da mídia alternativa; visitar a sede da TVT, emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho; além de planejar as próximas ações da Rede que foi construída durante a reunião.

Para a comunicadora da Casa da Mulher do Nordeste, Bruna Suianne, o encontro foi importante para potencializar os conteúdos que já são produzidos pelas organizações diariamente, principalmente diante do contexto político que o país vive. “O momento atual do Brasil é difícil, principalmente quando falamos da perda de direitos garantidos ao longo de tanto tempo e com tanto esforço; que hoje se veem ameaçados pelo governo atual. É papel das organizações estar sempre mobilizando e incidindo politicamente para que esses direitos resistam e não sejam dizimados com as tentativas de retrocesso, principalmente no campo dos direitos humanos”, finaliza.

Como resultado do encontro, quinze representantes de associadas à Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais) e cinco parceiras estratégicas se comprometeram em realizar oficinas presenciais sobre comunicação em suas respectivas regiões do território. A atividade realizada nesta semana fez parte do projeto “Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática”, financiado pela União Europeia e que visa ampliar a relevância, o reconhecimento e o impacto da atuação das organizações no Brasil por meio de incidência política, formação, articulação e comunicação.
 

Bruna Suianne, Núcleo de Comunicação da CMN

voltar
curvas

Redes Sociais

FacebookTwitter

Participe