curvas

Notícias

15/09/2017

Município de Triunfo recebe o II Encontro Estadual de Sementes Crioulas



Agricultores e agricultoras vinculados(as) a organizações que trabalham pelo desenvolvimento sustentável da região do semiárido pernambucano se reúnem, nos dias 20 e 21 de setembro, para o II Encontro Estadual de Sementes Crioulas: Partilhando Sementes e Conhecimentos. O evento será realizado no Centro Diocesano Stella Maris, no município de Triunfo.

O encontro faz parte do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Manejo da Agrobiodiversidade - Sementes do Semiárido, executado pela Casa da Mulher do Nordeste, através da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), em parceira com o Centro Sabiá, Caatinga e da Rede de Sementes do Semiárido.

Os principais debates do encontro serão sobre os desafios enfrentados pelos guardiões e pelas guardiãs das sementes nos últimos anos em Pernambuco; sobre os avanços, dificuldades e possibilidades de cada território visando a construção da rede de sementes no estado, e a discussão sobre o fortalecimento das ações locais em rede na região.

“Esse encontro é importante, pois ele é uma continuidade de uma estratégia de fortalecimento dessa concepção de incluir a guarda e a gestão das sementes crioulas no território, com desafio maior no âmbito estadual. Ele traz essa perspectiva de enfrentarmos uma outra contra-hegemonia, de uma politica do agronegócio, da desvalorização das sementes crioulas e dos saberes tradicionais e da importância das mulheres nesse processo. Eu acho que esse é o nosso principal desafio atualmente”, afirma Graciete Santos, coordenadora geral da CMN.

Na programação, os participantes poderão assistir a uma mesa política que vai debater sobre a importância das sementes crioulas para a convivência com o semiárido, suas estratégias e resistências. Os presentes também vão participar de um trabalho em grupo que vai debater sobre questões relacionadas aos panoramas dos bancos de sementes em Pernambuco. No encerramento das atividades na quarta-feira ocorre uma feira estadual de sementes crioulas de Pernambuco.

Na abertura do segundo dia do encontro acontece o lançamento estadual da Campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico, da Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste. O encontro se encerra com encaminhamentos e agendas para o fortalecimento da Rede de Sementes do Estado, chamada de Partilha.

 

Bruna Suianne, Núcleo de Comunicação da CMN

voltar
curvas

Redes Sociais

FacebookTwitter

Participe